Hugo Pires. “O momento do PS exige adultos na sala”

Hugo Pires, antigo secretário de estado do ambiente e antigo membro da direção nacional do Partido Socialista considera que o partido “precisa de adultos na sala” para o “reerguer” depois da pesada derrota das legislativas deste domingo, cuja vitória foi para a AD, com os socialistas ultrapassados pelo Chega.
Em declarações à RUM numa reação aos resultados de domingo e após a demissão de Pedro Nuno Santos, o também ex-deputado Hugo Pires considera que “o Partido Socialista precisa de adultos na sala” e que é necessário “encontrar o maior denominador comum dentro do Partido Socialista para o reerguer”.
Com a demissão de Pedro Nuno Santos da liderança, o ex-candidato à Câmara Municipal de Braga afirma que “é o momento de conversas, de reflexão, de juntar pessoas à volta da mesa que acrescentam credibilidade, valor à ação política do partido e, dessas pessoas, sair uma solução”.
Apesar de elogiar José Luís Carneiro, “um grande quadro do Partido Socialista”, – que muito provavelmente avançará com uma nova candidatura ao cargo de secretário-geral do PS, – Hugo Pires sustenta que “há outros grandes quadros com perfil de liderança”. Pede “bom senso, calma e que as pessoas conversem e percebam que fazem todas parte de uma solução”.
Hugo Pires assume que o resultado do PS se revelou “desastroso” e “deve preocupar socialistas e pessoas que não são do PS”. “As causas são várias”, na sua opinião, e o PS “tem que ter a visão de um estado social robusto”.
“Neste último ano e meio, o PS teve sobretudo uma conversa muito direcionada para o assistencialismo, mas pouco focada na criação de riqueza”. Vincando que se trata de um partido “de todas as classes sociais e de todas as gerações”, o militante afirma que o PS “se acantonou nalguns espaços quando é muito mais do que isso”.
