Hugo Pires não vai integrar listas do PS nas legislativas

O bracarense Hugo Pires, até agora secretário de estado do Ambiente, não vai integrar as listas do PS às legislativas de 10 de março. A confirmação foi feita à Rádio Universitária do Minho pelo próprio. O arquiteto não constará nas listas a aprovar pela nacional do partido, na noite de terça-feira.
Hugo Pires integrou as listas do PS nas últimas duas eleições legislativas, a primeira cumprindo a legislatura apenas como deputado e a segunda, desde 4 de janeiro de 2023 como secretário de estado do Ambiente.
Foi vereador na CMB de 2009 a 2013 e em 2017 candidato à CMB pelo PS, tendo perdido para Ricardo Rio, da coligação Juntos por Braga.
Dos nomes de Braga que constam na lista proposta pela federação surge em terceiro lugar Pedro Sousa, atual presidente da comissão política concelhia do PS Braga. O quarto nome na lista será, ao que tudo aponta, o de Ricardo Costa, do PS de Guimarães.
A RUM sabe também que José Luís Carneiro, natural de Baião, será, em princípio, cabeça de lista por Braga. A incógnita estará agora no segundo nome, que à partida será uma mulher. A RUM sabe que Palmira Maciel, natural de Braga, teria interesse em regressar à Assembleia da República.
A lista sufragada por maioria na noite de sábado na sede da Federação Distrital lança em quinto lugar o nome de Irene Costa, seguida de Gilberto Anjos, Eduardo Oliveira, Vânia Cruz e Nuno Martins. O nono lugar também será da responsabilidade da nacional. Seguem-se Joana Santos, Pompeu Martins, Nuno Almeida Barreto, Susana Valente, Hugo Teixeira, Marta Maranhão, Pedro Costa, Anabela Alves, e Susana Nunes.
