Hotel do Sameiro transforma-se em unidade de retaguarda para o distrito

O Hotel D. João ll vai funcionar como unidade de retaguarda para os hospitais do distrito de Braga. O espaço cedido pela Sociedade de Hotéis do Bom Jesus está a ser transformado de modo a que fique completamente operacional ainda esta semana.

O estabelecimento conta com 90 quartos, com duas camas cada um. Em declarações à RUM, o presidente da Câmara Municipal de Braga refere que esta estrutura vai servir como “unidade de transição para cidadãos que possam vir a ter alta hospitalar, mas que estão infectados e não estão em condições para regressar aos seus domicílios ou às instituições onde residem”. 


Assim sendo, vai permitir a hospitais como o de Braga e de Guimarães “libertar camas ocupadas por pessoas que já não precisam de cuidados hospitalares”. Ao mesmo tempo, Ricardo Rio explica que o local servirá como “retaguarda para pessoas infectadas, eventualmente dos vários lares do distrito e não apenas do concelho de Braga”. 


No Centro Apostólico do Sameiro vão estar a trabalhar profissionais e clínicos disponibilizados pelo Agrupamento de Centros de Saúde de Braga, pelo Hospital de Braga e ainda funcionários contratados através de um protocolo entre a Segurança Social e a Cruz Vermelha.



Regimento de Cavalaria nº 6 não avança para já


Na reunião de câmara de Guimarães, realizada na segunda-feira, a vice-presidente Adelina Paula Pinto revelou que estava a ser estudada pelo Ministério da Saúde a possibilidade de o Regimento de Cavalaria nº6 acolher um hospital de campanha de âmbito regional.

Ricardo Rio não esconde que essa é “uma disponibilidade que está identificada”, assim como o Altice Forum Braga  e o Pavilhão Multiusos, em Guimarães, mas considera que o Hotel D. João II é o local mais adequado nesta fase.

“Há uma questão de base que para nós tem estado sempre em cima da mesa. Estamos a falar de pessoas em idade avançada, de pessoas com riscos do ponto de visto clínico, independentemente de terem ou não alta hospitalar, que necessitam de alguma atenção. Acho que, sem prejuízo da generosidade do próprio Regimento de Cavalaria, o conforto propiciado numa unidade hoteleira é obviamente muito maior”.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv