Hospital dos Bonequinhos preparado para receber 800 urgências

Esta foi uma manhã em cheio no Hospital dos Bonequinhos. A maioria dos pacientes chegam com fraturas nos braços e pernas, fruto de aventuras vividas no imaginário das crianças do Jardim de Infância João de Deus.
Até sexta-feira, esta é uma das 10 escolas que vai passar pela 17ª edição da iniciativa do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) em parceria com a ULS de Braga e o Município que assegura o transporte entre as escolas e o Hospital de Braga.
Este ano, de acordo com o diretor do Hospital dos Bonequinhos, houve um reforço de áreas com Oftalmologia, Fisioterapia e Medicina Dentária, esta última com colegas do Porto. “Tentamos dar uma nova roupagem, porque temos crianças que vêm todos os anos, então criamos novas dinâmicas para não ser sempre a mesma atividade todos os anos”, refere Pedro Azevedo.
Outra das novidades instaladas na biblioteca do Hospital de Braga é um espaço para a prática de exercício físico, isto porque a organização olha para as crianças como “um bom agente de divulgação”, neste caso para os pais.
O Hospital dos Bonequinhos é composto por mais de 300 estudantes do primeiro ano, mas não só, dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Medicina Dentária.
Do lado da ULS de Braga, a diretora Clínica dos Cuidados Hospitalares, Paula Vaz Marques, destaca a redução do stress na deslocação das crianças ao hospital, pois acabam por perder o medo da bata branca.
“Estamos a contribuir para uma cultura de humanização na instituição. As próprias crianças, ao longo destas sessões, levam ensinamentos para casa que acabam por partilhar com os pais, nomeadamente no que diz respeito à alimentação”, refere.
A vereadora com as pastas da saúde e bem-estar, Sameiro Araújo, também participou da visita inaugural ao Hospital dos Bonequinhos. A governante fala numa iniciativa “louvável” que permite desmistificar a bata branca, de modo a que uma deslocação ao hospital ou ao dentista seja mais agradável. “Conversei com algumas crianças que disseram que os dentistas são simpáticos e que não têm medo das injeções porque também os seus bonecos receberam”, conclui.
O Hospital dos Bonequinhos está de portas abertas, na biblioteca do Hospital de Braga até sábado. São esperadas perto de 800 crianças. De quarta a sexta-feira o regime livre para as famílias está previsto para entre as 16h00 e as 17h30. No sábado, as portas estão abertas das 09h00 às 12h30.
