Hospital de Braga tem equipa fixa de urgência desde 2010 mas continua a sofrer constrangimentos

Apesar da intenção de Manuel Pizarro de criar equipas fixas nas urgências dos cinco maiores hospitais do país, de forma a não depender tanto das horas extraordinárias dos médicos, os diretores clínicos consideram  que a medida não será suficiente para evitar os constrangimentos.

Não é caso único no país, mas, por exemplo, o Hospital de Braga tem uma equipa dedicada ao Serviço de Urgência desde 2010, composta por 14 internistas, um oncologista, um cirurgião e seis clínicos gerais. Os restantes elementos, integram a equipa na qualidade de prestadores de serviços, apesar de estarem, na sua maioria, exclusivamente a trabalhar em regime de urgência e a assegurar o funcionamento da mesma. Ainda assim, o Hospital de Braga é um dos que tem sofrido constrangimentos na realização de escalas, pelo elevado pedidos de escusas apresentados pelos médicos. O serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia volta a sofrer constrangimentos este fim de semana. 

Esta sexta-feira, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) estiveram reunidos com o ministro da Saúde, com quem vão voltar no domingo. A tutela recebeu a proposta conjunta e pediu o dia de sábado para apresentar uma contraproposta. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv