Hospital de Braga não confirma encerramento do SU de Obstetrícia até sexta-feira

O Hospital de Braga não confirma o novo encerramento do Serviço de Urgência de Obstetrícia de quarta a sexta-feira. Esta possibilidade foi avançada pelo Sindicato Independente dos Médicos.
A unidade de saúde hospitalar adianta que “as escalas ainda não estão fechadas, estando o Conselho de Administração a envidar todos os esforços para minimizar os impactos da falta de disponibilidades”.
Recorde-se que a 23 de maio, o Hospital de Braga já havia alertado, em comunicado, para constrangimentos a este nível devido “à saída, por aposentação ou rescisão, de cinco médicos obstetras”. “Perante esta situação, e como soluções temporárias de recurso, o Conselho de Administração está a tentar garantir a contratação de Médicos Prestadores de Serviço, tendo igualmente reorganizado as escalas de trabalho e alterado a dotação, de modo a assegurar a prestação de cuidados de saúde de forma regular às grávidas e parturientes da região”.
Durante as 24 horas em que o serviço esteve encerrado (domingo a esta segunda-feira), segundo fonte do hospital, todas as grávidas foram reencaminhadas com sucesso pelo INEM para outras unidades de saúde, não tendo sido necessária a transferência de Braga para outros locais.
