Hospital de Braga. Granja acusa Governo PS de mentir aos bracarenses

Os sucessivos encerramentos da urgência de cirurgia pediátrica do Hospital de Braga e da urgência de obstetrícia revelam um “problema estrutural” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas não só. O assunto esteve em discussão no debate político da RUM, Praça do Município, este sábado.
O assunto foi levantado pelo comentador Carlos Neves. Os três comentadores (Carlos Neves, Jorge Cruz e João Granja) concordam que existe um problema estrutural.
“É má gestão de recursos”
Ressalvando que não se trata de um problema novo, Neves lembrou que com 52 mil médicos no SNS, o problema não está “na quantidade”, mas na “má gestão dos recursos”. “Esta incapacidade que o Hospital de Braga está a ter de forma particular revela o problema estrutural que o Serviço Nacional de Saúde tem”, explica.
“Não se resolve os problemas atirando dinheiro para cima dos problemas”
A propósito do défice de profissionais de saúde no Hospital de Braga, o comentador Jorge Cruz admite que se exige uma resposta mais eficiente a diferentes níveis. “Não se resolve os problemas atirando dinheiro para cima dos problemas, bem pelo contrário, isso cria mais alguns problemas”, avisa. “Quando um hospital contrata, para resolver problemas, médicos tarefeiros, e paga 50 euros à hora, os que estão a ganhar vinte e tal, provavelmente não ficam muito satisfeitos e provavelmente têm reação”, alertou considerando que estes procedimentos podem estar na origem da “ausência do serviço” ou da saída do Serviço Nacional de Saúde.
“O que estamos a perceber é que nos mentiram. Mentiu o primeiro ministro e mentiu a ministra da saúde”
Já para João Granja este é mais um exemplo negativo do fim da Parceria Público Privada (PPP). Granja acusa António Costa e Marta Temido de enganarem os bracarenses. “Havia um compromisso expresso do primeiro ministro e da ministra da saúde de que com a reversão do privado para o público, sabendo que significaria pelo menos um agravamento de 30% dos encargos, não haveria desinvestimento”, começou por recordar o comentador. Agora, fruto destes encerramentos, João Granja diz que os governantes socialistas “mentiram aos bracarenses”.
O programa com moderação de Alexandre Praça, vai para o ar novamente esta segunda-feira, depois do jornal das 20h00.
