Hospital de Braga com reservas de sangue “estáveis”

As reservas de sangue no Hospital de Braga estão estáveis. No entanto, o diretor do serviço de Imunohemoterapia apela aos cidadãos para que doem vida. Em média, são necessários entre 20 a 30 dadores diários para manter o hospital a funcionar, visto que por dia são feitas aproximadamente 40 transfusões de sangue.


Esta quarta-feira, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação lançou um apelo nacional para que os portugueses vão doar sangue. Apelo esse que é subscrito pelo diretor do serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Braga, António Marques.

“Nós precisamos de dadores todos os dias, não é só agora, para manter o stock e o hospital a funcionar”, afirma. A maior necessidade está em plaquetas, visto que apenas duram cinco dias depois de pedidas. “Neste momento estamos estáveis, temos sangue para cobrir as necessidades da região”, informa.


Desta forma, todos os grupos sanguíneos são chamados a contribuir com um pouco de vida. Os requisitos básicos de elegibilidade para a dádiva de sangue são: ter idade superior a 18 anos, peso igual ou superior a 50kg, um estilo de vida saudável e não estar em jejum.


No Hospital de Braga não é necessária marcação para realizar a colheita. Contudo, os interessados podem fazê-lo aqui. De modo a tornar a experiência mais personalizada e pessoal, quando o sangue for utilizado, a unidade irá enviar uma mensagem de agradecimento por ter ajudado a salvar uma vida. 


“Felizmente temos dadores muito compreensíveis que estão fidelizados e que vêm várias vezes por ano”, refere. O número de novos dadores também tem vindo a crescer. Até agosto, o Hospital de Braga contou com 5 mil inscrições para doar sangue, dos quais 350 era a primeira vez. Números “consideráveis” que tornam o hospital “autossuficiente”.

A doação pode ser feita de quatro em quatro meses, no caso das mulheres, e de três em três meses, no caso dos homens. O Banco de Sangue do Hospital de Braga está de portas abertas de segunda a sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30.

Por ano, são necessárias cerca de 7 mil unidades de sangue para dar resposta a todos os doentes do Hospital de Braga. 


Quem não pode doar sangue:

Cidadãos que tenham feito acupuntura ou mesoterapia há menos de 24horas; tenham tomado anti-inflamatórios há menos de 5 dias; antibióticos ou anti-fúngicos há menos de 8 dias; se realizou um tratamento dentário (por exemplo extração dentária) há menos de 8 dias; teve febre ou gripe há menos de duas semanas; parou de amamentar há menos de 3 meses; foi submetido a uma cirurgia ou uma endoscopia há menos de 4 meses; fez uma tatuagem ou piercing há menos de 4 meses; teve filhos ou uma interrupção da gravidez nos últimos 6 meses; mudou de parceiro sexual há menos de 6 meses; viajou para África, Ásia ou América Latina há menos de 12 meses; tem comportamentos sexuais de risco; é portador do Vírus da Hepatite B, Hepatite C ou VI; tem Epilepsia, Diabetes (insulino-dependente) ou Hipertensão grave; fez transplante de córnea ou dura-máter; recebeu transfusões de sangue depois de 1980 ou alguma vez utilizou drogas por via endovenosa.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv