Pico de afluência levou Hosp. de Braga a transferir doentes urgentes. Situação já foi resolvida

Está reposta a normalidade no serviço de urgência do Hospital de Braga. Entre as 08h00 e as 20h00 desta terça-feira, 2 de janeiro, deram entrada no serviço de urgência cerca de 400 doentes dos quais, segundo a diretora clínica da unidade hospitalar, mais de metade eram urgentes ou muito urgentes.
Durante quatro horas, de forma temporária, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM reencaminhou todos os doentes urgentes e muito urgentes para os hospitais de Famalicão ou Guimarães. A informação foi confirmada à RUM pela diretora clínica, Paula Marques, que garantiu, aos microfones da RUM, que neste momento essa medida aplicada de modo a garantir a segurança dos doentes já foi retirada.
Desde o Natal que a afluência às urgências do Hospital de Braga tem vindo a aumentar. O pior registo continua a remontar a 26 de dezembro, em que deram entrada 683 doentes.
De acordo com a responsável, pelas 13h00 desta quarta-feira, estavam no serviço de urgência 175 doentes. Em pediatria eram 25.
Em média os utentes com pulseira amarela esperam cerca de 1 hora.
*Notícia atualizada às 14h57
