Hospital da Senhora da Oliveira com respostas mais eficazes para AVC

Foram investidos perto de 500 mil euros para a implementação, no Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, de uma Unidade de AVC (UAVC) e outra de Cuidados Intermédios de Medicina (UCIM). As duas unidades vão permitir o tratamento específico de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
À RUM o coordenador da unidade de AVC e cuidados intermédios, o DR. Pedro Cunha, esclarece que a verba foi utilizada, numa primeira fase, para a “restruturação do espaço onde a unidade ficou a operar” e, posteriormente, para redimensionar o próprio serviço de medicina interna para deste modo conseguir acomodar a unidade. O restante foi utilizado em equipamento moderno que irá permitir uma “segurança clínica superior”, uma vez que serão utilizados “algoritmos internacionalmente conhecidos”. As unidades contam com um total de 12 camas.
Segundo o coordenador “três em cada mil portugueses” na região da unidade de saúde têm um AVC. O que representa um total de 650 doentes por ano, no Hospital vimaranense. Contudo, o número de mortes tem vindo a diminuir, uma vez que os procedimentos e tempo de actuação são cada vez mais adequados.
No entanto, o Dr.Pedro Cunha explica que, mesmo assim, continua a existir um número significativo de pacientes com “incapacidades”.
Estas unidades passam, a partir desta sexta-feira, a aplicar tratamentos (medicação) personalizados o que resulta numa “abordagem diagnostica mais rápida”.
“O que fazíamos em meses passamos a conseguir concretizar em cerca de três dias. É um ganho em saúde que não tem preço”, declara.
