Hospitais de Guimarães e Famalicão sem dificuldades acrescidas na urgência de obstetrícia

O encerramento da urgência de obstetrícia do Hospital de Braga não tem provocado dificuldades acrescidas nos dois hospitais mais próximos. Em Guimarães, o Hospital Senhora da Oliveira tem seguido um plano de gestão da rede e, apesar do aumento da procura, consegue dar resposta em conformidade, adiantou fonte hospitalar à RUM.
Os constrangimentos não são assinaláveis e a situação tem sido gerida com tranquilidade. Cenário idêntico em Vila Nova de Famalicão. O Cento Hospitalar do Médio Ave garante que não tem registado “um acréscimo significativo” de afluência à urgência de Ginecologia e Obstetrícia e não antevê “situações de rutura”.
Depois de ter reaberto esta segunda-feira, às 08h00, a urgência de obstetrícia do Hospital de Braga volta a encerrar às 20h00, devido à impossibilidade de se completarem as necessárias escalas de trabalho.
Nas últimas duas semanas, a urgência já encerrou cinco vezes, por períodos de 24 horas.
Recorde-se que o Hospital de Braga pede aos utentes para, nesses encerramentos, contactarem a Linha SNS 24 – 808 24 24 24 e se dirigirem a um dos outros hospitais da região, nomeadamente aqueles que têm apoio da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, entre os quais Guimarães, Vila Nova de Famalicão Famalicão e Viana do Castelo. Em casos de maior complexidade, os utentes “devem dirigir-se” ao Centro Hospitalar de São João.
