PAN Guimarães quer reduzir o uso de plástico nas hortas comunitárias

O PAN de Guimarães está preocupado com o uso excessivo de plástico nas hortas comunitárias do concelho.
Segundo o partido, “o Regulamento Geral da Rede de Hortas Comunitárias devia proibir a utilização e o abandono de sacos de plásticos e garrafas de água, nestes espaços”.
Em declarações à RUM, o porta-voz da comissão concelhia, Nuno Teibão, adianta que a estrutura já fez uma recomendação à Câmara Municipal para a “redução do uso de plástico” nestes locais. “Numa altura em que toda a sociedade fala de uma redução da utilização de plásticos, principalmente nos oceanos e cursos de água, temos, em Guimarães, hortas comunitárias onde passam cursos de água, onde há produção alimentar, e onde se recorre ao plástico de utilização única, levando à contaminação dos solos”, acrescentou.
Em alternativa, Nuno Teibão propõe “o uso de plásticos reutilizáveis ou materiais de produção orgânica”.
O porta-voz da comissão concelhia explicou ainda que “muitas das pessoas que fazem produção nas hortas comunitárias usam plástico para proteger as plantações e para servir de espantalho e afastar as aves, quando é possível recorrer a outros materiais de uso continuado”.
“Se Guimarães quer ser Capital Verde Europeia deve olhar para esta questão e fazer aquilo que está ao seu alcance, e neste caso em particular, rever o regulamento das Hortas Comunitárias seria um excelente sinal”, finalizou.
