Homícidio junto ao BA: Arranca hoje julgamento de homem acusado de matar jovem de 19 anos

Nove meses depois do crime que vitimou Manuel Gonçalves, o Tribunal de Braga inicia hoje, às 9h30, o julgamento do homem acusado de esfaquear mortalmente o jovem de 19 anos nas imediações do Bar Académico (BA). O arguido responde por homicídio qualificado e o Ministério Público pede a sua expulsão do país.
O julgamento, que arranca esta segunda-feira, marca o desfecho judicial de um caso que remonta à madrugada de 12 de abril de 2025. O arguido, um cidadão de nacionalidade brasileira com 27 anos à data dos factos, está acusado de homicídio qualificado e detenção de arma proibida. Além da pena de prisão, o Ministério Público (MP) requereu a pena acessória de expulsão de Portugal.
No plano cível, a família de Manuel Gonçalves exige uma indemnização de 750 mil euros. O processo é acompanhado por uma queixa-crime apresentada pelos pais da vítima contra a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), o gerente do bar e um segurança, alegando falhas graves na vigilância e omissão de auxílio.
O Crime e a Resposta das Autoridades
Os factos ocorreram pelas 05h00, na sequência de uma rixa que terá começado no interior do BA e terminado no exterior, junto ao Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. De acordo com a acusação, a vítima terá sido atingida com três facadas após ter alertado a segurança para a alegada tentativa de um grupo colocar substâncias ilícitas na bebida de uma jovem.
O impacto do homicídio levou a AAUMinho e a Reitoria da academia minhota ao encerramento imediato do espaço, que reabre apenas no próximo mês de fevereiro sob um novo modelo de gestão e segurança, focado no acesso exclusivo à comunidade académica.
Cronologia dos factos (arquivo rum)
- 12 de abril de 2025: Jovem de 19 anos morto à facada junto ao Bar Académico de Braga
- 13 de abril de 2025: AAUMinho pede reforço de policiamento e lembra que BA é concessionado
- 14 de abril de 2025: Reitoria da UMinho avalia medidas a tomar no Bar Académico
- 14 de abril de 2025: Ministério Público abre inquérito ao homicídio de jovem
- 15 de abril de 2025: Bar Académico fecha por tempo indeterminado após reunião com Reitoria
- 17 de abril de 2025: PJ detém suspeito de matar jovem de 19 anos junto ao BA
- 17 de abril de 2025: AAUMinho saúda “operação meticulosa” das autoridades na detenção
- 4 de maio de 2025: Pais da vítima processam AAUMinho, gestor e segurança do local
- 12 de janeiro de 2026: Bar Académico de Braga reabre em fevereiro sob nova gestão
