Helena Sousa toma posse como presidente da ERC esta terça-feira

Helena Sousa toma posse, esta terça-feira, como presidente do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. A professora catedrática da Universidade do Minho foi eleita “por consenso” e será a primeira mulher a liderar esta Entidade.
Além de Helena Sousa, tomam posse Pedro Correia Gonçalves, Telmo António Freire Gonçalves da Silva, Carla Isabel Agostinho Martins e Rita Figueiredo Reis Rola.
A cerimónia está agendada para as 12h00, no salão nobre da Assembleia da República, e contará com a presença de Augusto Santos Silva.
“A verificação dos factos é a tarefa central do jornalismo”
Em entrevista ao Público, Helena Sousa diz que “o cumprimento da Constituição e da lei” é uma das metas da ERC, sendo que esta entidade, no seu entender, “tem de garantir o direito à informação, a liberdade de imprensa, o pluralismo, a independência face aos poderes políticos e económicos e o regular funcionamento do setor”.
Para a nova presidente, há mudanças “no modo como cada um que ocupa o cargo pensa e como prepara as respostas”. Para a docente, a comunicação social vive hoje “uma realidade extraordinariamente complexa, marcada por grandes assimetrias de poder na comunicação digital, pela polarização dos discursos, pela desinformação” e “pela precarização das profssões do setor”.
“Num quadro marcado pela ‘plataformização’ dos conteúdos, por algoritmos opacos e sem controlo democrático, pela fragilização das profissões mediáticas que operam com base em códigos deontológicos, há
muito a fazer para garantir que os cidadãos tenham direito a uma informação que lhes permita compreender o mundo em que vivem e tomar decisões informadas”, acrescenta.
Para Helena Sousa, “a verificação dos factos é a tarefa central do jornalismo”. “Não há jornalismo sem cruzamento de dados, sem independência e sem rigor”, finalizou.
c/Público
