Hara Alonso e Pedro Maia abrem o ano no gnration com concerto audiovisual

O gnration, em Braga, arranca a programação de 2026 esta sexta-feira, às 21h30, com um espetáculo de luz, cor e som que junta a pianista espanhola Hara Alonso e o artista visual português Pedro Maia. Esta estreia absoluta propõe uma experiência sensorial assente num diálogo dinâmico e em tempo real entre ambos os artistas.
Em declarações à RUM, Hara Alonso destaca a “cor comum” que une o seu trabalho ao de Pedro Maia. O repertório baseia-se no álbum Touch Me Not, lançado em 2025, originalmente composto para piano, eletrónica, contrabaixo, percussão e voz, que a compositora apresenta de forma solo na sua digressão.
Para este concerto em Braga, com a união ao português, o som e a imagem são tratados como matérias vivas e instáveis, ultrapassando as fronteiras entre o neoclássico, o experimental e o ambiente.
A compositora sublinha a abordagem singular de Maia, que cruza o analógico e o digital de forma “muito particular”. Confessa, ainda, procurar, através da “magia do analógico”, um som “mais redondo, granular e nostálgico”. O resultado é um concerto intimista que convida o público a mergulhar numa “espiral de som e luz” profundamente imersiva.
