Habitação e mobilidade são prioridades do candidato do BE à Câmara de Famalicão

Habitação e mobilidade. São estas as grandes prioridades do candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Famalicão. Paulo Costa apresentou publicamente, na sexta-feira, a sua candidatura às autárquicas de 26 de setembro, na presença do líder parlamentar do partido, Pedro Filipe Soares.
Na mobilidade, o candidato pretende instalar “uma rede de transportes eficaz e ecologicamente sustentável, de apoio à população, sobretudo da periferia, para poder aceder ao centro, através, por exemplo, de registo de transporte a pedido”.
Na habitação, o bloquista defende uma política de habitação pública “não só na edificação, como no apoio à renda”. O objetivo, diz, é fixar e atrair jovens para o território famalicense. Para isso, propõe “ou a oferta de edificado que já está construído, e muitas vezes devoluto, ou, em articulação com entidades bancárias, muitas vezes titulares de um número considerável de imóveis”, para “jovens em início da vida profissional e vida autónoma”. Além disso, o apoio habitacional poderá ser feito “subsidiando as rendas”.
Paulo Costa quer instalar no concelho uma rede de creches e infantários. O Bloco de Esquerda propõe, por isso, que se faça uma avaliação dos “territórios onde haja falta destes equipamentos”. Nesses casos, a solução poderá passar pela construção ou em articulação com associações ou Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). No entanto, revelou, a rede “tem que ser potenciada e cuidada pela autarquia. “O edificado é mais do que suficiente em quase todos os territorios. Existem escolas que deixaram de o ser ou sedes de junta que passaram a União de Freguesias”, acrescentou.
Paulo Costa é candidato, pelo Bloco de Esquerda, à Câmara de Famalicão, com a habitação e a mobilidade como prioridades da candidatura. Catarina Ferraz entra na corrida à Assembleia Municipal.
A lista dos restantes elementos das listas, bem como os candidatos do Bloco de Esquerda às freguesias de Famalicão serão conhecidos até ao final do mês.
