Há uma nova exposição no Palácio do Raio para ver até 2 de setembro

O Palácio do Raio acolhe a partir desta sexta-feira, 2 de agosto e até 2 de setembro a exposição “Memoração” que conta com curadoria da investigadora Tânia Dinis e apoio de Tales Frey.
O projecto da Memoração iniciou em 2021 e partiu de uma proposta de pesquisa, recolha e investigação do Município de Braga e do então Museu da Imagem de Braga, assinala a autarquia em comunicado.
Da Open Call realizada na altura surgiram dez doadores que legaram várias dezenas de fotografias ao projecto, às quais se juntam, nesta mostra, o espólio do Museu da Imagem. Para o processo, a artista procurou debruçar-se sobre o invisível, aquilo que não se vê na imagem, o que não foi registado, o que foi eliminado e alterado, pode ler-se na nota enviada à RUM. A inauguração da exposição está agendada para as 18h00 desta sexta-feira e contará com a presença do presidente do município de Braga, Ricardo Rio.
Fragmentos de vida registados, traços do dia-a-dia, testemunhos de qualquer coisa que desapareceu e às quais o espectador tem, agora, a ocasião de dar uma segunda oportunidade: a de criar, no seu imaginário e através destas imagens fotográficas, as situações do seu próprio quotidiano.
Esta recolha, com imagens selecionadas para esse efeito passam por várias décadas, por um contexto socioeconómico e cultural, de uma região, e que ao mesmo tempo é transversal a todos, o discurso da imagem vai se direccionando, resultando em ensaios de composição visual que parte da sua apropriação, descontextualização e fragmentação. Reflectindo sobre a noção de arquivo, a sua relação com o objecto fotográfico, no contexto da arte contemporânea e com o álbum de família.
A visita à exposição é de entrada gratuita e pode ser realizada no horário de funcionamento do Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga, no Palácio do Raio, de terça a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30.
