‘Há Peixe em Braga’ dá a descobrir o melhor da gastronomia minhota

‘Há Peixe em Braga’, é o nome da iniciativa que aposta na capacitação e na envolvência dos 24 municípios do Consórcio Minho Inovação (Minho In) no mundo da gastronomia e dos vinhos. Inserida na programação do ‘Minho Gastronómico’, o evento, que vai decorrer de 17 a 23 de outubro, terá o peixe como ementa principal.


Do Largo do Paço à Reitoria da Universidade do Minho, passando pelo Mercado Municipal, a iniciativa conta com ações de capacitação, um seminário enogastronómico, um mercado de produtos locais, demonstrações culinárias e provas de degustação.

O evento vai contar com a participação de dez chefes, nacionais e internacionais. António Alexandre é o chef executivo, ao qual se juntam Tiago Bonito, Hugo Alves, o gaulês Frederic Breitenbucher, Luís Almeida, José Vinagre, Lígia Santos, o galego Miguel Mosteiro, Rui Martins e brasileiro Filipe Ferreira. Ao evento associam-se ainda os vencedores do Minho Young Chef Awards, outra iniciativa com a chancela do Minho In.

Desafiar os profissionais do setor a conquistar novos públicos é um dos objetivos, como salientou António Barroso, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga, na apresentação do evento que decorreu esta segunda-feira. “O objetivo é trazer alguma modernidade e desafiar a restauração a conquistar novos públicos e inovar na tradição”, referiu.


A Reitoria da Universidade do Minho vai acolher, no dia 20, a partir das 9h30, o seminário enogastronómico que terá três painéis, nomeadamente ‘Inovação e Investigação Europeia no Setor Agroalimentar’, ‘Qualificação do Emprego e Retenção de Pessoas’ e ‘Apresentação de Obras Literárias Sobre EnoGatrostronomia e Agroalimentar’. Por sua vez, o Largo do Paço vai receber o ‘Amar o Minho Market’ que será palco de uma mostra de produtos dos 24 municípios. “Um espaço onde poderão promover, não só a sua gastronomia, como todo o seu território”, afirma.

Marco Sousa, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, enaltece a importância do evento para a região, realçando que a iniciativa “é muito mais do que uma mostra gastronómica”O representante do Turismo do Porto e Norte salienta ainda a importância do evento decorrer na altura que começa a época baixa, “importante para dinamizar o setor do turismo”.   


De 4 a 6 de novembro, é a vez de Guimarães acolher um evento dedicado aos caldos e às carnes.

Mais informação aqui.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv