Guimarães vai trabalhar competências na área da ação social em rede

A Câmara de Guimarães vai colocar em prática a descentralização de competências na área social para as autarquias locais, através do trabalho em rede.
Em causa estão o atendimento e acompanhamento social, o rendimento social de inserção e da emergência social, que serão partilhadas com entidades que já atuavam no terreno, tendo como base o território de atuação das Comissões Sociais Interfreguesias.
A “rede social” integrará sete entidades com as quais a Câmara de Guimarães celebrou protocolos, “aproveitando o seu conhecimento e proximidade” da realidade no terreno.
Durante a apresentação do plano da Ação Social Integrada de Guimarães (ASI), a vereadora da ação social da autarquia, Paula Oliveira, sublinhou que esta escolha representa um “grande desafio, de grande exigência, mas também uma grande oportunidade” para promover a autonomia e dignidade da população mais frágil.
O diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Braga considerou que este modelo de ação social integrada em rede é o futuro.
