Guimarães vai lançar concurso para postos de carregamento de veículos elétricos

A Câmara de Guimarães vai lançar um concurso público para aumentar os postos de carregamento de veículos elétricos no concelho, anunciou hoje a vereadora dos serviços urbanos Sofia Ferreira, no final da reunião de executivo municipal pública.
A vereadora referiu que o município tem em vigor um plano de mobilidade elétrica, reajustável consoante a legislação do setor, dentro do qual será lançado um concurso para “a atribuição do direito privado de domínio público para carregamento de veículos eléctricos”.
Segundo Sofia Ferreira, os novos postos de carregamento vão ser colocados “nas vilas, em localizações onde se verifica uma forte concentração industrial, e no Avepark”.
O anúncio da vereadora surgiu depois de o executivo ter aprovado a instalação de uma plataforma de carregamento de veículos elétricos em Azurém, resultante de uma parceria entre a Câmara e a empresa Mobi.e.
O vereador do PSD, Ricardo Araújo, elogiou o acordo mas alertou para que a autarquia aumentasse a oferta de carregamento de viaturas elétricas através de um plano “com caráter de urgência, de três a seis meses, para definir as condições de desenvolvimento das infraestruturas de carregamento, que envolva a cidade e as vilas”, com os três tipos de carregamento, “lento, rápido e ultrarrápido”.
Para Ricardo Araújo, o município tem de aumentar a oferta, seja através da sua própria iniciativa ou de acordos com privados, porque “é fundamental ter uma infraestrutura de carregamento mínima para o desenvolvimento da mobilidade em Guimarães”.
Sobre o carregamento de carros elétricos, o presidente do município, Domingos Bragança, revelou que se reuniu, há dias, com a EDP para testar a hipótese de carregar as viaturas com recurso aos postes de iluminação em “três ou quatro ruas da cidade, com aparcamento”.
