Guimarães tem muito trabalho pela frente para conseguir título de Capital Verde

Os Verdes consideram que Guimarães tem muito trabalho pela frente para conseguir arrecadar o título de Capital Verde Europeia. Esta quinta-feira, é assinalado o Dia Nacional da Conservação da Natureza. O partido irá reunir com a Associação Vimaranense para a Ecologia em Guimarães (AVE), entre os temas em discussão estará precisamente a falta de informação sobre a candidatura.
Mariana Silva, antiga deputada na Assembleia da República, mostra-se preocupada com o facto de o executivo municipal não revelar os planos para esta segunda candidatura.
Recorde-se que a cidade berço não passou à ´short list`, em 2017, tendo sido Lisboa a cidade selecionada para envergar o título em 2020. As áreas da gestão de resíduos, solos e recursos hídricos foram as que menos convenceram os júris da Comissão Europeia. No caso do Rio Ave, já foi considerado dos mais poluídos da Europa, a qualidade da água tem vindo a melhorar, mas o PEV considera que é preciso mais para continuar a despoluição do mesmo.
Mariana Silva acrescenta a mobilidade como outra das áreas críticas, visto que nos dias de hoje muitas localidades não possuem passeios para os peões circularem em segurança. Além disso, as ligações entre ferrovia e autocarros não convencem e falta investimento em mobilidade suave.
O PEV também pretende perceber de que forma o novo PDM – Plano Diretor Municipal de Guimarães – será influenciado por esta candidatura e qual a visão da AVE sobre a construção da via de acesso ao Avepark que, de acordo com Mariana Silva, irá “destruir parte da reserva agrícola e ecológica” daquela zona. A estas perguntas Mariana Silva acredita que se irão juntar muitas mais depois da reunião desta quinta-feira, pelas 21h00, com a AVE na sua sede.
O ´Dia Nacional da Conservação da Natureza` é uma forma de continuar a alertar a população para as alterações climáticas e incentivar à luta pela defesa dos recursos naturais que estão em risco.
A Campanha SOS Natureza irá, em breve, desenvolver uma atividade de sensibilização pelo Rio Este, em Braga.
