“Guimarães Rodrigues foi, na melhor academia do país, um reitor único e irrepetível”

A Associação Académica da Universidade do Minho homenageou, esta terça-feira, na sessão do 46.º aniversário da estrutura, o professor António Guimarães Rodrigues, que faleceu a 6 de novembro.

Um vídeo de vários minutos mostra a importância do antigo reitor para a família, antigos estudantes e colegas.

Para a presidente da AAUMinho, Margarida Isaías, António Guimarães Rodrigues era “alguém muito especial”. “Sentimos que a minha geração já não conheceu muito bem quem foi o professor Guimarães Rodrigues e quisemos celebrar, homenagear e dar a conhecer”, explicou a estudante.

“O professor António Guimarães Rodrigues foi, na melhor academia do país, um reitor único e irrepetível”. As palavras são de Pedro Soares, o último presidente da AAUMinho a lidar com Guimarães Rodrigues enquanto reitor e foram muitas as memórias que quis partilhar.

“Na sua relação com os estudantes e a AAUMinho, o professor sempre reconheceu o papel desta, tendo afirmado publicamente, por inúmeras vezes, que a Associação Académica é um parceiro fundamental da Universidade”, acrescentou.

No discurso onde recuperou as palavras que lhe dedicou no seu último discurso enquanto presidente da Associação Académica, altura em que foi atribuído a Guimarães Rodrigues o título de sócio honorário da AAUMinho, Pedro Soares frisou que foi na “assembleia estatutária presidida pelo professor, que os estatutos passaram a reconhecer, pela primeira vez, em 2008, a Associação Académica como a legítima representante dos estudantes”. “Nunca descurou os estudantes, entendia que são a razão fundamental de existir de uma Universidade e a sua presença forte faria com que a Universidade fosse melhor. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Breaks Lda
NO AR Breaks Lda A seguir: Music Hal às 02:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv