Guimarães. Revisão do PDM prevê habitação nas proximidades dos parques industriais

“O AvePark foi uma boa ideia, muito mal executada ao longo dos anos”. A afirmação é de Ricardo Araújo, vereador da coligação Juntos por Guimarães. Na última reunião de Câmara, na quinta-feira, que teve como palco o AvePark, o vereador da oposição voltou a criticar a falta de acessibilidades ao parque de ciência e tecnologia de Guimarães, que se arrastam há 20 anos.

“O PSD sempre se bateu que para o AvePark ter sucesso tinha que ter uma acessibilidade rápida de ligação ao centro de cidade, à autoestrada e à ferrovia”, afirmou Ricardo Araújo, lamentando que “o PS nunca tenha dado atenção a isso”.

Além das acessibilidades, também a habitação foi considerada essencial para “captar empresas, trabalhadores, estudantes e investigadores”. “Estamos numa zona onde não temos oferta de habitação compatível com a necessidade”, lamentou o vereador.

Mas nem tudo é mau. A coligação Juntos por Guimarães reconhece que “o AvePark tem resultados positivos, empresas de referência ali instaladas e a Universidade do Minho”. O desafio, acrescentou, é ”multiplicar estes bons resultados”.

“Os responsáveis políticos diziam, em 2009, que o objetivo era ter 100 a 150 empresas e entre quatro a cinco mil postos de trabalho. Passados dez anos, estamos ainda longe de atingir o objetivo”, lembrou Ricardo Araújo, considerando ainda “fundamental afirmar Guimarães como uma cidade de inovação”.

Domingos Bragança admite que, em termos de acessibilidade, as visões de PS e PSD serão sempre diferentes, mas, no que toca à habitação, o autarca vimaranense reconhece que “onde há indústria deve haver habitação”.

“Estamos a trabalhar no Plano Diretor Municipal as localizações industriais e estamos a tratar da sua ampliação, para que, na proximidade destes parques, haja habitação”, informou. Desta forma, defendeu o autarca, será possível “combater a pegada ecológica, evitando deslocações para o trabalho, e haverá também ganho ao nível económico”. A ideia, garantiu ainda, “aplicar-se-á a todos os parques industriais” do concelho.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv