Guimarães recebe Spring Forward Festival 2026, em ano de Capital Verde Europeia 

Entre 6 e 9 de maio de 2026, Guimarães vai receber o Spring Forward, evento promovido pela Aerowaves. A cidade foi a escolhida para receber cetenas de artistas, coreógrafos e programadores de artes performativas oriundos de toda a Europa e de outros continentes.

A 15ª edição da iniciativa vai decorrer na cidade berço no ano em que Guimarães será Capital Verde Europeia e em que a Aerowaves, que promove o evento, celebra 30 anos de existência. O festival começou em 2011 como resposta a um clima económico incerto e às realidades enfrentadas pelos artistas emergentes da dança no início das suas carreiras e oferece, desta forma, um contexto favorável para jovens coreógrafos apresentarem os seus trabalhos.

A seleção dos vinte projetos a apresentar em Guimarães será decidida em outubro deste ano em Budapeste (Hungria), e farão parte do programa a ser vivido por centenas de programadores internacionais ao longo de 4 dias intensos.

A organização fica a cargo d’A Oficina e da Aerowaves, uma plataforma criada em 1996 para identificar trabalhos promissores dança contemporânea europeia criados por artistas emergentes, além de promoveros seus trabalhos através de apresentações internacionais. 

Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Merkaba
NO AR Merkaba A seguir: Music Hal às 01:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv