Pianista Joana Gama homenageia obra de Hans Otte

A cidade de Guimarães acolhe a partir desta sexta-feira o Festival Hans Otte: Sound Of Sounds. O evento, que tem também paragens em Lisboa, Viseu e Évora, é dedicado à obra do compositor alemão.

No que diz respeito ao concelho vimaranense, a programação inicia-se às 14h, com a conferência ‘John Cage & Hans Otte’, com a presença dos curadores do festival, a pianista Joana Gama e de Ingo Ahmels, especialista na obra de Hans Otte. A sessão decorre no Auditório 1 da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (Campus de Azurém).

No dia seguinte, às 15h, é inaugurada a exposição ‘Hans Otte : Sound of Sounds’ no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura (CAAA). A mostra apresenta as duas instalações sonoras Ich -Atemobjekt (1970) e Namenklang (1995), de Hans Otte, assim como uma seleção representativa de partituras e desenhos, complementados por fotografias biográficas, nomeadamente da autoria da filha do compositor, a fotógrafa Silvia Otte.


A exposição conta ainda com a obra Air – Hommage an Hans Otte, John Cage, Den Klang Der Klänge und Einen Baum / Ar – Homenagem a Hans Otte, John Cage, Ao Som dos Sons e a Uma Árvore (2019/2020) de Ingo Ahmels, que parte de um texto que Hans Otte escreveu em homenagem a John Cage.

Por fim, no dia 26 de de fevereiro às 17h, Joana Gama apresenta o concerto ‘O Livro dos Sons’, inspirado na obra do compositor alemão, na blackbox do CAAA. Em entrevista à RUM, a pianista bracarense fala do gosto que é poder “partilhar e dar a conhecer” o trabalho de Han Otte.


A artista explica que a programação evidencia a importância em “divulgar em vários contextos” a “obra multiforme” do músico.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sem Regras
NO AR Sem Regras A seguir: RAPresentação às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv