Guimarães prepara projecto urbanístico para entrada norte da cidade

A autarquia de Guimarães está a preparar um projecto urbanístico e de mobilidade para a entrada norte da cidade. O projecto vai intervir na zona junto ao campus de Azurém da Universidade do Minho, na rua de Pombal – atrás do edifício da PSP, que se vê na foto -, e na rua de Francos, traseira à Universidade.

O primeiro esboço do projecto foi apresentado esta manhã por Marta Labastida, arquitecta e docente na Universidade do Minho. O estudo, numa primeira fase, prevê a criação de novas vias de trânsito, redes pedonais e cicláveis, e aparcamentos. 

No final da apresentação do estudo, o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, salvaguardou que o projecto “não está terminado” mas é uma primeira intenção da autarquia em dar um “novo enquadramento à zona norte da cidade, descongestionando a densa urbanização na zona de Pombal”. O autarca acrescentou que o projecto oferece espaço para “residências universitárias e também para a instalação de edifícios e oficinas, junto à Universidade, que possam fazer parcerias de topo”.


O estudo também mereceu uma reacção da oposição camarária. Bruno Fernandes, vereador da coligação Juntos por Guimarães, elogiou o projecto que “dá coerência ao plano urbanístico da cidade” mas alertou que se trata “de algo superficial”, dando nota de que é preciso passar dos estudos à prática.


“Mais do que trazer ideias genéricas, é importante que a Câmara tome decisões objectivas quanto àquilo que é mais vinculativo e menos opinativo”, completou.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv