Guimarães organiza gala para ajudar hospital na aquisição de mamógrafo

O Hospital Senhora da Oliveira pretende adquirir um mamógrafo num valor a rondar os 150 mil euros. De forma a angariar verbas para essa compra, os Lions e a Câmara Municipal de Guimarães organizam esta sexta-feira, às 21h30, no Centro Cultural Vila Flor, a gala solidária ‘Guimarães de mãos dadas’.
O hospital vimaranense já possui um mamógrafo. No entanto, segundo o presidente do Conselho de Administração, o equipamento já está “velho” e “desactualizado” e, por isso, é necessário “adquirir um mamógrafo digital”. “Será uma mais valia porque tem mais fiabilidade e isso significa uma melhor avaliação e melhor tratamento dos doentes”, explica.
O mamógrafo é destinado sobretudo ao serviço de oncologia. Apesar disso, Henrique Capelas acrescenta que este poderá ser um equipamento “mais abrangente”, transversal a outras unidades, como a de medicina interna.
O presidente do Conselho de Administração destaca também que “os exames realizados através do equipamento destinam-se a doentes que vêm referenciados dos cuidados de saúde primários dos centros de saúde, com nódulos na mama, para fazerem exames no hospital”, mas também “a doentes que tenham sido operados e que necessitem, posteriormente, de uma vigilância periódica”.
Com esta aquisição, Henrique Capelas considera que o Hospital Senhora da Oliveira “estará ao nível dos grandes hospitais, como o IPO, o São João ou o Santo António”, nesta área.
A gala ‘Guimarães de mãos dadas’ vai juntar 15 instituições, 15 empresas e 15 artistas. Os bilhetes custam 10 euros por pessoa, sendo que a receita reverte a 100% para a aquisição do mamógrafo.
