Guimarães lança Agenda Cultural para promover o sector e ajudar os artistas

Vai ser lançada até ao final do verão a nova versão da Agenda Cultural de Guimarães, que visa disponibilizar conteúdos culturais e promover os artistas vimaranenses.
A plataforma online apresentará ainda 15 espectáculos já gravados, de música, teatro e visitas guiadas.
Segundo o adjunto da vereadora da Cultura, Paulo Silva, esta foi uma forma que a autarquia encontrou para incentivar a actividade cultural, em tempo de pandemia.
“Cada artista/grupo vai ter páginas individualizadas, que funcionarão como um ‘book’ para se promoverem”, explicou. Além disso, acrescentou Paulo Silva, esta foi também a “oportunidade de manter os artistas a trabalhar, bem como as várias empresas ligadas ao sector do audiovisual, que têm estado a fazer as gravações e a serem pagas por isso”.
A Câmara de Guimarães lançou já várias medidas de apoio ao sector, que passam pelo “pagamento aos artistas, mapeamento do sector cultural, realização de questionários às associações culturais e a gravação de espectáculos”. “Guimarães acredita há 20 anos de que tem uma responsabilidade na área cultural. Neste período, fomos chamados a uma responsabilidade acrescida, porque é mais difícil aos promotores privados manter essa actividade. Está nos municípios essa responsabilidade, que têm ainda a capacidade de mostrar como se pode cumprir com todas as normas da Direcção-Geral da Saúde para continuar com esta actividade”, apontou Paulo Silva.
