Guimarães espera ultrapassar ocupação turística pré-pandemia na Páscoa 

Guimarães espera ultrapassar os valores de ocupação turística pré-pandemia, na Páscoa.

São esperados “milhares visitantes, tanto nacionais quanto estrangeiros” e, por isso, a autarquia vimaranense prepara um programa cultural e religioso, com exposições, música e celebrações religiosas.

2022, o setor da hotelaria registou uma taxa média de ocupação-quarto de 77,7%, sendo que, em algumas unidades hoteleiras, se verificou uma taxa de ocupação muito próxima dos 100%. Já no que respeita às restantes tipologias de alojamento para turistas, a taxa média de ocupação rondou os 88%.

“A Paixão de Guimarães” levará os visitantes a descobrir peças relacionadas com a Quaresma, em 18 locais diferentes da cidade, entre 24 de março e 9 de abril. Os visitantes terão a oportunidade de apreciar três peças do acervo de cada instituição parceira, que podem ser desde igrejas a museus, relacionadas com o tema da Paixão. Haverá ainda quatro passos da Paixão espalhados pela cidade. A entrada é sempre livre, mas limitada à capacidade dos espaços.

Destaque ainda para a exposição “Paixão de Guimarães”, que apresenta peças que não estão permanentemente em exposição e que agora podem ser apreciadas pelos vimaranenses.

O programa conta ainda com celebrações religiosas, como a Procissão dos Santos Passos, Via Sacra, Bênção e Procissão dos Ramos, Missa Vespertina da Ceia do Senhor e Lava-pés, Procissão das Endoenças, Celebração da Paixão do Senhor, Procissão do Enterro do Senhor, Celebração da Vigília Pascal e Celebração de Envio dos Compassos Pascais.

Além disso, A cidade será palco da VII edição do Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães, que vai apresentar artistas locais e internacionais, como “Musica Antigua-Eduardo Paniagua”, Lev Vinocour, e Ensemble Bonne Corde.

Para Paulo Lopes Silva, vereador com os pelouros de Turismo e da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, este evento “tem como objetivo aumentar a dimensão internacional da cidade e promover o crescimento e divulgação dos grupos culturais locais, bem como proporcionar o contacto com artistas de dimensão global.” 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv