Guimarães escolhida para a ‘Missão das Cidades’ da UE dedicada à neutralidade climática

Guimarães integra a lista das 100 localidades da União Europeia (UE) que vão participar na ‘Missão das Cidades’, tendo em vista a neutralidade climática até 2030. O anúncio foi feito esta quinta-feira pela Comissão Europeia.
Além do concelho vimaranense, Lisboa e Porto são os representantes de Portugal. À centena de municípios dos 27 estados membros, selecionados entre 362 candidaturas, juntam-se 12 cidades provenientes de países associados ou com potencial de associação ao Horizonte Europa, o programa de investigação e inovação da UE para o período entre 2021 e 2027.
A ‘Missão Cidades’ vai receber 360 milhões de euros de financiamento entre 2022 e 2023, para ações de pesquisa e inovação nos domínios da mobilidade limpa, eficiência energética e planeamento urbano verde, bem como para construir iniciativas conjuntas e intensificar as colaborações com outros programas da UE.
Os benefícios para as cidades incluem aconselhamento e apoio através de uma plataforma de missão dedicada, administrada pela NetZeroCities, mais oportunidades de financiamento e a possibilidade de participar em ações de inovação e projetos-piloto.
