Guimarães e Famalicão entre os treze concelhos do país onde mais de 10% da população esteve infetada

Guimarães e Famalicão são dois dos treze concelhos do país onde mais de 10% da população está ou esteve infetada. A análise é feita pelo jornal de negócios.
O número de concelhos onde pelo menos 10% da população está ou esteve infetada com o coronavírus ascendia a 13 a 2 de fevereiro.
Em Guimarães, Lousada, Paços de Ferreira, Figueira de Castelo Rodrigo, Castelo de Vide e Cuba um em cada nove residentes foram infetados desde o início da pandemia.
Os números mais preocupantes são em Guimarães, uma vez que os 11,31% de infetados correspondem a mais de 17 mil casos. Também Lousada e Paços de Ferreira registam um número elevado de contágios: 5.557 e 6.600, respetivamente.
Seguem-se outros seis municípios acima dos 10% de infetados: Vila Nova de Famalicão, Póvoa de Varzim, Vimioso, Vila do Conde, Mêda e Sernancelhe.
Em termos de casos, Famalicão soma 13.661 infetados, Vila do Conde regista mais de 8.300 contágios e Póvoa do Varzim contabiliza 6.800 casos.
Dos 24 municípios portugueses com mais de uma centena de milhar de habitantes há 15 onde a percentagem da população infetada supera os 7,2% da média nacional.
Guimarães e Vila Nova de Famalicão são os únicos destes concelhos onde mais de 10% dos residentes estão ou já estiveram infetados.
Seguem-se Braga, Barcelos, Santa Maria da Feira, Setúbal, Loures, Lisboa, Odivelas e Sintra com pelo menos 8% da população a já ter testado positivo.
C/Negócios
