Guimarães desenvolve projetos com objetivo de potenciar territórios vulneráveis

Desde a saúde mental até à inclusão digital, passando pela educação cultural e pela construção do Palácio da Imaginação. As iniciativas criadas em Guimarães, no âmbito do programa ‘Bairros Saudáveis’, financiado pelo Governo, foram apresentadas esta terça-feira no salão nobre da Câmara Municipal.

O projeto nacional, de caráter público e de natureza participativa, tem como objetivo melhorar as condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. Guimarães respondeu ao apelo e desenvolveu quatro trabalhos: ‘Palácio da Imaginação’, através da Fraterna, ‘Distâncias Off’ (Associação de Solidariedade Social de Professores), CriativaMente (Associação Academia da Razão) e ‘7 Bairros capitais 7 Bairros culturais’ (Associação Capivara Azul).

O representante do Programa Bairros Saudáveis, Aitor Varea Oro, salienta que o mais interessante destes projetos é “a participação das pessoas”, esperando que o número de cidadãos envolvidos cresça no futuro. “O grande desafio não passa somente por concretizar estas propostas, mas verificar se de facto há uma mudança”, assinala.

Também presente na cerimónia, o autarca Domingos Bragança enalteceu a relevância desta iniciativa e a forma como contribui para “uma comunidade mais integrada, com capacidade de maior aprendizagem”, e para reforçar o sentido de pertença”.


Projetos

Nome do projeto: PALÁCIO DA IMAGINAÇÃO

Entidade promotora: Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social

O Palácio da Imaginação (PI) será um espaço público multifuncional e intergeracional resultante da cocriação comunitária no Bairro da Emboladoura, em Gondar. Assim, os moradores poderão potenciar a vida em comum, cultivando o seu sentido de pertença. Ao questionar o que é um Palácio, não como Objeto, mas como Processo infinito, mantendo o seu caráter extraordinário, pretende se tornar a vulnerabilidade sócio espacial, no seu movimento transformador: para que cada “ser” e “todos” possam ampliar o imaginário, e assim transpor as opressões externas e autoimpostas. A metodologia aplica 4 verbos ações que concretizam os objetivos do Palácio da Imaginação: interdialogar (o espaço entre o “eu” e o “outro”); habitar (o meu bairro, o brincar, o estudo, a comida, a saúde, o tecido); recriar (o estudo, a parede, o chão, o teto, o diálogo), ativar (a prevenção universal, o bem-estar, a troca, o ambiente, o céu), concretizados na interação do “sou” no “nós”.

O Palácio da Imaginação será uma cocriação coletiva aberta e contínua e tem como objetivo responder às necessidades identificadas pelos moradores e instituições no bairro no diagnóstico preliminar, colmatando a ausência de espaços públicos coletivos, nomeadamente cobertos que possam abrigar os diferentes grupos e albergar atividades diversas promotoras de vidas mais saudáveis.


Nome do projeto: DISTÂNCIAS OFF

Entidade promotora: ASSP – Associação De Solidariedade Social de Professores

O Distâncias Off será dinamizado em Creixomil, Guimarães, a freguesia mais populosa do concelho, com 3.500 famílias (+ 9000 habitantes, 1500 pessoas + 65 anos, das quais 230 vivem sozinhas). Do diagnóstico realizado, destacamos os baixos rendimentos de muitas famílias, os baixos índices de escolaridade (45% inferior ao 2º CEB e 15% acima do ensino secundário) e os baixos índices de literacia digital.

Assim, este projeto assenta em 4 atividades principais que visam dar resposta a estes desafios: Cedência de equipamento informático a alunos/as em isolamento profilático; Inclusão de alunos/as no serviço de apoio ao estudo complementar; Capacitação de literacia digital; e Criação do Centro de Inclusão Digital.

A criação e dinamização deste projeto resulta de uma parceria entre a Associação de Solidariedade Social dos Professores, a Junta de Freguesia de Creixomil, o Agrupamento de Escolas de Pevidém e a comunidade local.

Nome do projeto: CRIATIVAMENTE

Entidade promotora: Associação Academia da Razão

O Projeto CriativaMente, nasceu na CSIF Oeste. No processo de revitalização da rede social, esta constituiu uma equipa integrada composta por técnicos das entidades da CSIF. Durante o trabalho desenvolvido por esta equipa foi identificada uma prevalência de problemas ao nível da saúde mental e uma insuficiência de respostas sociais. Assim, a equipa propôs ao plenário da CSIF o desenvolvimento de um projeto que respondesse a esta necessidade.

O CriativaMente pretende, através da recriação de peças de roupa usadas, trabalhar a aceitação e valorização do imperfeito, da reparação ao renascimento, colocando as falhas como fatores de evolução, mostrando assim que há vida e beleza além dos remendos. Numa economia circular, reinsere no mercado roupas desgastadas, mas principalmente reintegra pessoas à margem na sociedade. Será desenvolvido por técnicos nas áreas da costura, design de moda e da área Psicossocial.

Apresenta como objetivos melhorar a qualidade de vida e integração social das pessoas com problemas de saúde mental residentes no território de intervenção da CSIF Oeste, de Guimarães. Promover a reabilitação e integração social das pessoas com problemas de saúde mental. Minimizar o estigma associado à saúde mental. Possibilitar o bem-estar, atuando na prevenção, tratamento e reabilitação de doenças mentais. Desenvolver a economia circular.


Nome do projeto: 7 BAIRROS CAPITAIS 7 BAIRROS CULTURAIS

Entidade promotora: Associação Capivara Azul

Através da educação não formal para arte e a criatividade, pretende-se partilhar com as comunidades dos diferentes empreendimentos, ferramentas que permitam a expressão individual e coletiva, trabalhando assim no espaço intelectual, identitário e criativo que cada um destes moradores possui.

Este projeto pretende assim combater a exclusão social, atenuar o isolamento destas comunidades e promover a proximidade destes habitantes à esfera artística e cultural.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv