Guimarães cria rede de apoio aos mais carenciados

O município de Guimarães anunciou a criação de uma rede de apoio social, constituída por técnicos do município, Empresas Municipais e Cooperativas, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, e diversas entidades parceiras, como PSP, GNR, Bombeiros Voluntários, Cruz Vermelha, e que tem o objectivo de apoiar pessoas sem retaguarda familiar, nas quais se incluem idosos, pessoas com deficiência e sem-abrigos.


À RUM, a vereadora da acção social, Paula Oliveira, esclarece que a nova rede vai apoiar os carenciados “no fornecimento de alimentos e medicação, garantindo o distanciamento social como medida de prevenção”. Os técnicos municipais também vão garantir “apoio psicológico, caso seja necessário”.

O município vai mapear as situações urgentes através da disponibilização de uma linha de apoio telefónico. Quem se incluir ou quem conhecer situações de risco, deve ligar para os números 253421255, 969264803 e 969264761

Paula Oliveira garante que “a equipa que é coordenada pelo município vai monitorizar, diariamente, hora a hora, minuto a minuto, todas as situações que forem sinalizadas, num trabalho em rede”. A este propósito, a autarca apela a que todos contribuam para o apoio aos mais carenciados. “Agradecemos que nos sinalizem, pelas linhas de apoio, as situações mais vulneráveis. Não temos o número exacto de pessoas abrangidas mas ninguém vai ficar de fora”, afiança.

A vereadora refere ainda que, no caso dos sem-abrigo que estão impossibilitados de contactar o município pela linha de apoio, “a resposta física será dada às necessidades de todos os públicos, com as devidas medidas de segurança”.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Musicodependência
NO AR Musicodependência A seguir: Terra Pura às 16:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv