Guimarães comemora Dia Municipal para a Igualdade

O Município de Guimarães assinala, esta segunda-feira, o Dia Municipal para a Igualdade. Está previsto um conjunto de iniciativas que pretendem promover a inclusão e a participação da comunidade na construção de uma cidadania mais ativa.
Nas celebrações deste ano, a tónica foi colocada nas questões da (des)igualdade no desporto e serão partilhados ao longo do dia, pelos meios digitais da câmara, testemunhos de atletas de várias modalidades, incluindo futsal, jiu-jitsu, voleibol, andebol, basquetebol, ginástica acrobática e ginástica artística. Trata-se de uma parceria entre a Escola Profissional de Guimarães – CISAVE, o Vitória Sport Clube, o Guimagym, o Clube Recreativo de Candoso e o GTEAM – Guimarães Football Club.
Já a Associação de Narrativa e Teatro de Intervenção, por via do projeto ‘Tabu!’, vai apresentar dois monólogos ao vivo, em frente ao edifício dos Paços do Concelho (em caso de mau tempo, a atuação será no interior do espaço municipal).
As comemorações englobam ainda a afixação de uma lona alusiva a esta temática no edifício da Divisão de Ação Social e a partilha de mensagens da vereadora e Conselheira Municipal para a Igualdade, Paula Oliveira, e do vereador do Desporto e Juventude, Nelson Felgueiras, difundidas nos meios digitais da câmara.
Desde 2010 que o dia 24 de outubro, Dia Municipal para a Igualdade, é celebrado por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português. Pela terceira vez, a Câmara de Guimarães ganhou, este ano, o prémio ‘Viver em Igualdade’, atribuído pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
