Guimarães com mais 500 vagas em creches até outubro

O concelho de Guimarães começou o ano letivo com mais 338 crianças nas creches face ao anterior, um aumento que se irá verificar de forma gradual até atingir as 759 vagas ainda no primeiro semestre de 2024. 

Segundo dados do município vimaranense, já em outubro mais duzentas crianças serão colocadas nas creches vimaranenses, na sua maioria em funcionamento através de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Ainda assim, faltam contabilizar outras 120 vagas relativas a um processo negocial em marcha que envolve o município de Guimarães e as instalações do Verbo Divino, local sinalizado pela autarquia para dar resposta à procura na cidade.

Aos microfones da RUM, a vereadora Paula Oliveira, com o pelouro da Ação Social, lembra que com a Portaria 190, as instituições de Guimarães que cumpriram os critérios reforçaram a resposta. Do alargamento surgem 338 lugares, já em funcionamento. “Entre setembro e outubro vão abrir, paulatinamente, duzentas vagas”, através de uma reconversão de espaços já existentes. Todas as aberturas “exigiram um licenciamento da Segurança Social”, acrescenta.

Com várias entidades a elaborar projetos, outras instituições encontram-se a aguardar o anúncio de mais verbas via Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Com um total de 39 creches espalhadas pelo concelho, duas delas no setor privado, o aumento crescente de vagas é ainda insuficiente para a procura, Paula Oliveira, assinala que só nas próximas semanas será possível aferir o número exato de crianças em lista de espera. “Só agora com o início do ano letivo estamos em condições porque a Segurança Social é que tem a possibilidade de ter este número e a lista de espera”, uma vez que muitos pais “com o desespero” se vêm obrigados a inscrever o mesmo filho em várias instituições diferentes, na expetativa de conseguirem uma vaga numa delas.

A maior dificuldade está em encontrar vagas nos berçários, já que nas salas de um e dois anos, o concelho de Guimarães “ainda tem algumas vagas” nesta fase. A responsável não esconde que a nova medida do governo, de creches gratuitas e alargamento do número de crianças por sala “foi uma lufada de ar fresco para as famílias”, mesmo que não atinja ainda toda a população que procura esta resposta.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv