Guimarães. Candidatura a Capital Verde 2026 está “mais madura”

A vice-presidente do Município de Guimarães, Adelina Paula Pinto, está convicta que esta terceira candidatura a Capital Verde Europeia está “mais madura e capaz”. A governante participou na emissão especial promovida pela RUM, esta quarta-feira, sobre as candidaturas de Braga e Guimarães ao galardão verde referente a 2026.


Recorde-se que a cidade berço apresentou a primeira candidatura em 2017 e 2023.

A vereadora frisa que as cidades candidatas ao galardão não são perfeitas, mas elegem, sim, o ambiente como prioridade. Adelina Paula Pinto destaca o facto de esta candidatura possuir mais dados e cruzamento dos mesmos.

Guimarães é uma das três cidades portuguesas que integram a Missão Cidades, uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como objetivo tornar 100 cidades do velho continente climaticamente neutras até 2030, ou seja, 20 anos antes do objetivo de Portugal e da própria União Europeia. As novas tecnologias com vista a atingir esta meta, serão implementadas e testadas no Bairro C, na zona de Couros recentemente classificada como Património Mundial da Unesco.

Algumas mudanças já são visíveis, a título de exemplo, no rio onde já existe biodiversidade. Segundo a vice-presidente serão testados projetos na área da energia e mobilidade com o fecho ao transito automóvel. Trata-se portanto de uma espécie de laboratório a céu aberto. 

Qualidade do ar, água, biodiversidade de áreas verdes e uso sustentável do solo, resíduos e economia circular, ruído, alterações climáticas mitigação e adaptação são os critérios que serão avaliados pelo comité europeu. A vice-presidente elege as alterações climáticas como o grande desafio para Guimarães. 

Em relação aos recursos hídricos, a cidade berço acredita que será possível ter a primeira praia fluvial reconhecida no próximo ano. Adelina Paula Pinto alerta ainda para a diferença de investimento entre cidades candidatas.

“Eu não olho para o que Oslo faz, mas sim para o caso de Pontevedra e as soluções que implementaram ao nível da mobilidade”, refere. Isto porque os orçamentos disponibilizados pelas grandes, médias e pequenas cidades são muito distintas.

 

O Laboratório da Paisagem é um dos grandes parceiros da candidatura com atuação em vários projetos desta candidatura, nomeadamente, a execução dos 76kms de corredores verdes. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv