Guimarães cancela obra na USF de Ronfe por incompatibilidade com prazos do PRR

A Câmara de Guimarães desistiu de requalificar a Unidade de Saúde de Ronfe com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência. Após sucessivos concursos que ficaram desertos, a autarquia cancelou o processo de adjudicação da obra orçada em cerca de 1,1 ME.
A reforma fazia parte de um conjunto de propostas de requalificação que envolvia outras três unidades de saúde familiar no concelho, nomeadamente Amorosa, Serzedelo e Urgeses, num investimento global superior que acendia a 5,6 milhões de euros.
Para o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Araújo, o prazo limite do Plano de Recuperação e Resiliência é incompatível com um novo concurso e que “não há tempo suficiente para se poder lançar um novo procedimento com tempo de execução da obra que caiba dentro do prazo que temos do PRR”.
Acrescentou que há diversas obras que estão a fazer “uma gestão muito rigorosa, muito apertada” para cumprir com os prazos que encerram em agosto de 2026. O autarca garantiu, entretanto que há planos para retomar esta intervenção “até ao final do mandato”.
