Guimarães, Braga e Famalicão preparam instalação de videovigilância no centro

As Câmaras de Guimarães, Braga e Famalicão preparam-se para instalar sistemas de videovigilância nos centros das cidades, avança hoje o JN.

Em Guimarães, o assunto foi debatido na Assembleia Municipal depois da denúncia do presidente da União de Freguesia do centro urbano, Rui Porfírio. O autarca falou de um cenário de medo, lamentou a falta de policiamento e a quantidade de bares e esplanadas que foram licenciados pela autarquia naquela zona. Na resposta, o presidente da Câmara, Domingos Bragança evidenciou o baixo índice de criminalidade da cidade e deu nota de que o sistema de videovigilância “está a ser trabalhado com a PSP”.

Em Famalicão, a Câmara espera a autorização do Ministério da Administração Interna para instalar uma rede de equipamentos de recolha de dados analíticos, relacionados com a presença e fluidez de tráfego, sem recurso à captação e gravação de imagens.

Em Braga, depois do Monte do Picoto, a autarquia está a avaliar a possibilidade de alargar a instalação dos equipamentos ao centro histórico, por proposta das autoridades policiais. Segundo avançou ao JN Ricardo Rio, o sistema deverá estar operacional até ao final de 2023. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv