Guimarães lança plataforma digital cultural que reúne concertos, teatro e visitas guiadas

A partir de agora, é possível assistir a espetáculos, conhecer artistas, e consultar a agenda cultural de Guimarães através da plataforma “em Guimarães”, apresentada esta quinta-feira numa sessão que teve lugar no Centro Cultural Vila Flor (CCVF).
O site, já disponível, reúne a criação artística vimaranense através da disponibilização de performances de música e teatro gravadas ao vivo, visitas guiadas, agenda cultural – de Guimarães, mas também dos concelhos do quadrilátero urbano -, e de um diretório, que dispõe de informações sobre monumentos da cidade, perfis de alguns dos artistas vimaranenses e associações culturais do concelho.
“Saber que existe aqui uma plataforma disponível, onde se pode ver espetáculos a qualquer momento com qualidade, é fundamental para que a cultura continue a fazer o seu caminho em Guimarães”, disse a vereadora da Cultura no município, Adelina Paula Pinto, sobre a plataforma.
A ferramenta que, entre desenvolvimento do site e a gravação de espetáculos, representou um custo de 150 mil euros, num financiamento alcançado pela Câmara vimaranense através do programa “Cultura Para Todos”, do Norte 2020, funcionará também como um cartão de visita à cidade.
“As visitas e as sugestões de programas na cidade disponíveis são importantes para começar a trazer os turistas de volta. Mesmo para os visitantes de Guimarães, existe na plataforma um conjunto de detalhes e pormenores que as pessoas não visitam, mesmo conhecendo a sua própria terra”, explicou Paulo Lopes Silva, adjunto da vereação da Cultura e responsável pelo projeto.
O responsável anunciou ainda que a ferramenta vai dispor da gravação de alguns festivais que ocorram no concelho vimaranense, como é o caso do Westway Lab, que vai arrancar já no dia 9 de abril. “Queremos disponibilizar esses conteúdos online, nem que seja por períodos reservados, para que quem não possa estar no dia dos eventos possa vê-los à posteriori”, explicou.
Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães vai estrear conteúdos na plataforma
A apresentação da plataforma serviu também para o anúncio da 5ª edição do Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães.
Entre os dias 27 de março e 3 de abril, estão previstos sete espetáculos, que vão ocorrer em monumentos da cidade, sem a presença de público, e com transmissão, na íntegra, no site “em Guimarães”. O programa pode ser consultado aqui.
