Guimarães apoia projetos artísticos com mais de 300 mil euros

No âmbito do programa IMPACTA – ‘Investimento Municipal em Projetos e Atividades Culturais, Territoriais e Artísticas’, o Município de Guimarães vai apoiar mais de uma centena de projetos com um investimento global de 313.933 euros no primeiro semestre de 2023.
A este valor, acresce cerca de 13 mil euros de projetos transitados de 2022 para 2023, que requereram o adiamento do prazo de execução do projeto. Para este primeiro IMPACTA do ano, concorreram cerca duas centenas de associações e artistas vimaranenses, tendo sido selecionados mais de 100 projetos artísticos de vários pontos do concelho.
Foram atribuídos sete apoios financeiros a planos anuais de atividade, 21 projetos pontuais, seis apoios financeiros de investimentos, cinco planos de artes visuais e curadoria, seis entidades para projetos de artes performativas, dois de composição musical, sete montantes para produções literárias, musicais e videográficas (em suportes físicos e digitais), dois projetos artísticos de circulação nacional e internacional, 44 programas que vão circular pelo concelho e um projeto de investigação.
Estas verbas serão disponibilizadas aos artistas e coletivos selecionados através da apresentação dos programas já definidos, tendo por base um apoio inicial até 50% do valor atribuído, sendo que o restante valor será entregue aquando da conclusão ou da apresentação do projeto.
