Guimarães alia cultura à sustentabilidade ambiental na Green Week

O certame decorre durante três dias.

Eco-conversas, o projeto Planeta Slow, da cantora Áurea, o Fórum da Juventude, com o apresentador João Manzarra, e um circuito gastronómico. Estas iniciativas fazem parte da Green Week, organizada pela Câmara Municipal e pelo Laboratório da Paisagem, que decorre entre sexta-feira e domingo, na Alameda de São Dâmaso, em Guimarães.

No primeiro dia, às 16h30, Áurea vai apresentar o Planeta Slow, composto por histórias e músicas relacionadas com a sustentabilidade ambiental. Seguem-se, às 18h, a bio-conversa ‘Que planeta queremos’, com a participação da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e às 22h00, a Silent Party. Em estreia em Guimarães, trata-se de um evento em que os participantes dançam com auscultadores, sem fios, e podem escolher a música produzida ao vivo por dois DJ’s.

Entre outras iniciativas, no sábado, às 14h30, acontece a conversa ‘Qual o melhor roteiro para atingir a neutralidade carbónica?’, promovido pela Greve Climática Estudantil, e, às 17h, o Fórum da Juventude, com o apresentador João Manzarra.

No dia de fecho, às 10h30, vão ser entregues os galardões Brigadas Verdes, que distinguem os trabalhos dos cidadãos nesta área, e, uma hora mais tarde, é apresentado um estudo de perceção ambiental de Guimarães.



Parceria gastronómica entre Guimarães e Dijon associa-se à Green Week

Ligada à Green Week, nos mesmos dias, realiza-se a iniciativa gastronómica ‘Sabores Cruzados’, no âmbito da Temporada Portugal-França, com vista à cooperação entre Guimarães e Dijon. Este intercâmbio culinário – o concelho vimaranense esteve representado na cidade francesa em junho – pressupõe a criação de um circuito de degustação e venda de produtos típicos da região gaulesa, como o vinho e a mostarda.


O espetáculo ‘Larsen C’, do coreógrafo Christos Papadopoulos, referente ao 17º aniversário do Centro Cultural Vila Flor, em que será plantada uma árvore por cada espetador, no sábado, às 21h30, e o Guimarães Cycle Chic, no domingo, às 10h, são outros dos eventos autónomos que estão ligados à Green Week.

Na apresentação do evento, a vice-presidente da Câmara de Guimarães e presidente do Laborário da Paisagem falou de um programa que “assinala a metáfora da cidade que se pretende” construir. “Queremos um território que se foca nas pessoas, um território de educação e cultura, sempre com o desígnio da sustentabilidade ambiental, mas também uma cidade cosmopolita, que se abre ao mundo”, referiu Adelina Paula Pinto, dando o exemplo da parceria com Dijon.


Já o diretor executivo do Laboratório da Paisagem, Carlos Ribeiro, enaltece a vertente “integradora” da iniciativa, que “demonstra ao público o trabalho que está a ser desenvolvido na área da sustentabilidade ambiental”.



Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Livros com RUM
NO AR Livros com RUM A seguir: Só Jazz às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv