Guimarães acolhe projeto-piloto de abastecimento de hidrogénio verde

A cidade de Guimarães vai acolher um projeto-piloto de abastecimento de hidrogénio verde, denominado Hellonext, da responsabilidade do grupo Petrotec. A ideia inovadora foi apresentada esta segunda-feira, a propósito do fórum “Economia – Inovação & Fábrica do Futuro”, que se realizou no Teatro Jordão.
O primeiro posto de abastecimento ficará localizado na empresa concessionária de transportes públicos da cidade, a Guimabus.
O objetivo é, segundo Nuno Cabral, administardor do Grupo Petrotec, instalar esta solução em Guimarães e, depois, expandir para outras zonas do país e do mundo. O responsável assegura que “estas soluções já funcionam, são seguras e estão prontas para começar a instalar”, sendo um contributo para alcançar os objetivos da União Europeia, no sentido de descarbonizar e “atingir a neutralidade carbónica em 2050”.
Nuno Cabral acredita que o hidrogénio verde é complementar às soluções elétricas, sendo necessárias “várias tecnologias que sejam limpas”.
“É preciso descarbonizar os setores da economia, entre eles a mobilidade. Foi isso que fizemos, tanto para ligeiros como para pesados”, finalizou.
