Guimarães acolhe encontro feminista franco-português dedicado à igualdade

Guimarães é, até quinta-feira, palco do Fórum Europeu da Igualdade: Encontro Feminista, reunindo na cidade berço especialistas de Portugal, França e outros países. Um fórum que decorre de um acordo entre os presidentes de Portugal e França e que já se realizou noutras cidades. Na abertura oficial, na manhã desta quarta-feira, marcou presença o Ministro da Educação. O dia será dedicado a várias mesas redondas com especialistas oriundos de diferentes países.

Sandra Ribeiro, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, a “Temporada Cruzada” promove entre fevereiro e dezembro “uma troca cultural, política e científica entre os dois países, em várias áreas, nomeadamente artes, investigação e questões de igualdade”.

Igualdade, diversidade e inclusão são palavras chave neste evento que decorre na cidade de Guimarães. Nesta quarta-feira discutem-se as Novas Cartas Portuguesas, um livro muito badalado antes do 25 de abril. “As autoras foram presas e censuradas pelo seu conteúdo”, entendido depois como “um hino de feminismo e de igualdade, que marca este evento”, assinala a responsável. 

Depois da exibição de um documentário ao final da tarde de terça-feira, para hoje estão previstas mesas redondas dedicadas aos direitos, ao feminismo, à democracia e paz, além dos novos desafios do feminismo, com representantes da academia, da sociedade civil e de organismos nacionais e internacionais “envolvendo sempre Portugal e França”.

Além destes aspetos, quinta-feira será dedicada à apresentação das conclusões deste encontro com as comissárias de Portugal e França, além da secretária de estado para a Igualdade e Migrações”, que encerra o evento internacional.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Ouvido Externo
NO AR Ouvido Externo A seguir: Music Hal às 01:05
00:00 / 00:00
aaum aaumtv