Guimarães 26: Iniciativas da Capital Verde Europeia arrancam esta sexta-feira e prolongam-se até dezembro

Arranca, esta sexta-feira, a celebração da Capital Verde Europeia 2026, em Guimarães. O título atribuído à cidade berço será celebrado ao longo do ano, com diferentes iniciativas, que envolvem decisores políticos nacionais e europeus, instituições comunitárias e a sociedade civil, afirmando o município como território-laboratório da transição verde e da sustentabilidade urbana.
O primeiro momento está agendado para as 10h00, no Teatro Jordão, que acolhe uma cerimónia de compromisso político, na presença de responsáveis autárquicos e representantes das instituições europeias para discutir o papel das cidades na liderança da transição verde. Além da entrega do Green Book, será apresentada e assinada a Declaração de Guimarães – Um Compromisso Local por uma Europa Mais Verde. Logo depois, no mesmo local, será assinado o protocolo para apoio ao Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (SUMP) e ao projeto BRT – Neutralidade Climática até 2030, envolvendo o Município de Guimarães, o Banco Europeu de Investimento e a Comissão Europeia.
O momento alto do dia está reservado para a noite. A partir das 21h00, decorre, no Multiusos de Guimarães, a cerimónia oficial de abertura, onde estará a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho. O momento central da noite será o espetáculo “Raízes do Futuro”, narrativa artística que inaugura Guimarães como Capital Verde Europeia de 2026, celebrando a memória, a identidade e a regeneração ecológica do território. Com atuações de Gisela João, Sofia Escobar e vários grupos e instituições vimaranenses.
Ainda em janeiro, de 22 a 25, o Centro Cultural Vila Flor (CCVF) acolhe o seminário eco-escolas. A iniciativa tem como objetivo “capacitar professores, técnicos e alunos em temas essenciais como água, energia, biodiversidade e cidadania ambiental”.
Conferências, debates e festivais marcam programação do 2.º semestre
Em março, destaca-se a Festa da Primavera, a 21 e 22, e, em abril, a conferência anual da rede Energy Cities, de 28 a 30. O Landscape Forum e o Spring Forward Festival decorrem ambos entre 06 e 09 de maio. A programação prossegue em junho, com destaque para a Green Week Guimarães, entre os dias 4 e 7, na Alameda de S. Dâmaso, e, de 15 a 19, para o European Urban Resilience Forum (EURESFO).
O CCVF acolhe, de 8 a 10 de setembro, o encontro nacional de limpeza urbana. Nesse mês, de 16 a 22, decorre a semana europeia da mobilidade. O Centro Cultural Vila Flor será palco, a 14 e 15 de outubro, do congresso da água. A cerimónia do júri da Capital Verde Europeia 2028, que trará à cidade especialistas e representantes das cidades finalistas, também está prevista para esta altura do ano.
A programação segue em novembro, com a Eurocities Annual Conference, entre os dias 3 e 6. O momento reunirá, no Teatro Jordão, líderes urbanos de toda a Europa para debater políticas públicas, inovação e sustentabilidade.
Na reta final do ano, decorrerá a cerimónia de encerramento e o momento de apresentação pública do legado de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia.
