CMG investe 70 mil euros em programa cultural e religioso da Páscoa

O Programa cultural e religioso “Da quaresma à Páscoa” de Guimarães oferece concertos, procissões, exposições e fins de semana gastronómicos entre esta terça-feira e o dia 16 de abril. A programação foi apresentada esta terça-feira, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento.

No total o Município vimaranense vai investir 70 mil euros, sendo que 50 mil são direcionados para o Festival Internacional de Música Religiosa que arranca a 10 de abril com o Grupo Coral de Azurém, na Igreja de São Domingos.

A exposição “A Paixão em Guimarães” estará patente em 21 locais distintos da cidade, são eles igrejas e museus, cada local terá três peças do acervo, uma forma, segundo o vereador com a pasta da Cultura na Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Silva, de criar “dinâmicas de visita a todos os locais”. As exposições estão a ser coordenadas pela diretora do Paço dos Duques, Museu de Alberto Sampaio e Castelo de Guimarães, Isabel Fernandes.

A sexta edição do Festival Internacional de Música Religiosa vai contar a 15 de abril, no Santuário da Penha, com a apresentação de Magerit Consort. No mesmo dia, está prevista uma homenagem a José Maria Pedrosa, mentor e fundador do certame, na Sociedade Martins Sarmento. Outro dos momentos chave será o concerto de encerramento, a 16 de abril, sábado, com a soprano ucraniana, Larissa Savchenko, e a Orquestra de Guimarães.

O Município de Guimarães aderiu aos Fins de Semana Gastronómicos, que conta com 22 restaurantes e 12 unidades de alojamento aderentes. Os turistas podem aceder a descontos de 10% caso identifiquem a iniciativa.

Aos microfones da Universitária, o vereador avança que o feedback reportado pelos hoteleiros tem sido positivo. Para além das reservas para o fim-de-semana anterior e de Páscoa, já começam a surgir marcações para a época de Verão. Mais de 50% dos turistas são espanhóis, mais concretamente da Galiza.

Paulo Silva acredita que a qualidade da programação cultural e religiosa apresentada na cidade berço ao longo dos anos tem feito com que vários turistas já estejam a reservar alojamentos. “São sinais positivos para um ano que encaramos como de retoma da atividade”, declara.

Quanto às procissões, arrancam no dia 3 de abril, domingo, pelas 17h00, com a Procissão dos Santos Passos e a 6 de abril pelas 21h30, a Via Sacra. Segue-se a 14 de abril a Procissão das Endoenças, pelas 21h00, e por último, no dia a seguir, pelas 22h00, a Procissão do Enterro do Senhor. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Merkaba
NO AR Merkaba A seguir: Music Hal às 01:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv