Governo vai financiar metrobus entre Guimarães e a estação TGV em Braga

O governo vai financiar toda a implementação do MetroBus entre Guimarães e Braga, mais concretamente a estação de TGV. A garantia foi deixada ao presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança pelo Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, numa reunião que decorreu esta segunda-feira em Lisboa.
A novidade é adiantada pela autarquia local em comunicado enviado esta terça-feira.
A reunião de trabalho teve como objetivo “apresentar os projetos elaborados pelo Município, do MetroBus, de ligação entre Guimarães, Braga e a futura Estação Ferroviária da Alta Velocidade”.
“Miguel Pinto Luz assumiu a decisão, do Governo, no financiamento de todo o processo de implementação, incluindo estudos de execução, terrenos, obra e material circulante, e mostrou-se disponível para, nos projetos de especialidades, aceitar um espaço-canal alargado, garantindo assim que a infraestrutura possa, futuramente, suportar novos modelos de mobilidade”, ou seja, de metro de superfície.
O investimento só é viável num quadro intermunicipal de ligação à futura estação ferroviária de Alta Velocidade, e será financiado com fundos do Estado num investimento cujo preço base se estima em 200 milhões de euros.
Os projetos apresentados preveem uma ligação Guimarães–Braga–Estação de Alta Velocidade, em canal próprio, dedicado, segregado, assegurando um transporte público de passageiros fiável, seguro e eficiente.
Em Guimarães, estão previstas 12 estações de paragem (Estádio, Cepsa, Caneiros, Fermentões I, Fermentões II, Ponte I, Ponte II, Taipas Av. República, Taipas Av. 25 de abril, São Martinho de Sande e Balazar), complementadas por 4 estações no ramal de ligação ao AvePark (Charneca, Av. Combatentes, AvePark, Barco Zona Industrial), assegurando cobertura estratégica do território e articulação com a rede existente em Braga.
