Governo vai continuar a financiar internamentos por demência em Riba D’Ave

O Governo vai continuar a pagar 1300 euros mensais por cada internamento no Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências, localizado em Riba D’Ave, no concelho de Vila Nova de Famalicão. A informação foi avançada pela ministra Ana Mendes Godinho, depois de questionada pelo deputado socialista, eleito pelo círculo de Braga, Eduardo Oliveira.
A estrutura implicou um investimento de 20 milhões de euros e tem capacidade para acolher 38 utentes em cuidados continuados de longa duração, oriundos do Serviço Nacional de Saúde. Assim, no total, o investimento do Governo ronda os 592 mil euros anuais. A verba está prevista chegar à Misericórdia de Riba de Ave até “dezembro de 2022”.
A ministra da Segurança social lembrou que “o programa de altas sociais, criado em plena pandemia, já abrange, neste momento, cerca de quatro mil pessoas”. Ana Mendes Godinho garantiu ainda que “o Centro de Demências de Riba de Ave é para continuar, numa parceria conjunta entre os ministérios da Saúde e da Segurança Social”.
