Governo lança nova linha de apoio para empresas exportadoras na próxima semana

O Banco Português de Fomento vai lançar na, próxima semana, uma nova linha de apoio dirigida ao sector industrial exportador.
A data foi anunciada pelo ministro Pedro Siza Vieira, no Fórum da Indústria Têxtil, que decorreu, esta quinta-feira, no CITEVE, em Famalicão, e em formato online.
“O Banco Português de Fomento vai lançar uma nova linha de crédito às empresas exportadoras, especialmente pensada para as indústrias de trabalho intensivo, permitindo conceder crédito em função do número de postos de trabalho das empresa e com a possibilidade de converter 20% do valor do crédito em subsídio a fundo perdido no final de 2021”, afirmou.
O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital lembrou ainda, num vídeo partilhado no final da conferência, que “o Orçamento do Estado prevê que os sistemas de apoio ao emprego devem prolongar-se até ao 3.º trimestre do próximo ano”.
Siza Vieira adiantou ainda que o Governo está a trabalhar em novos instrumentos de apoio à internacionalização do sector têxtil. “A indústria está a modernizar-se, com investimentos significativos na redução da sua pegada carbónica e aumento da eficiência energética, mas estamos a trabalhar na digitalização de processos e circuitos de distribuição e a apostar na frente externa”, afirmou.
Além disso, o executivo liderado por António Costa quer reforçar a aposta na formação profissional dos trabalhadores do sector.
