Governo já deu ordem à IP “para acelerar acordo de gestão com CMB e avançar com Nó de Infias”

O secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, adiantou, ontem, que já deu “ordem à Infraestruturas de Portugal para acelerar o acordo de gestão com o município, para que o Nó possa ser concretizado”.
O governante respondia a uma questão, ontem, colocada pelo deputado do PSD eleito por Braga, Joaquim Barbosa, no quadro de uma audiência regimental ao ministro das Infraestruturas e Habitação.
Recorde-se que, em julho do ano passado, Olga Pereira, vereadora das Obras Municipais e da Mobilidade apontava o arranque da obra para o início de 2025.
A obra está orçada em 12 milhões de euros e, ainda que o ministro das Infraestruturas tenha apontado a um prazo de execução de 18 meses, Olga Pereira adianta que os projetistas apontam para 12 meses.
Apresentado em 2022, o projeto aponta para uma solução que permite uma ligação direta e sem conflitos para os movimentos Norte/Este e Oeste/Norte, através da execução de um viaduto bidireccional com cerca de 220m de extensão e 12m de largura. Paralelamente, serão reformuladas as ligações Sul/Norte e Este/Sul, de modo a minimizar as interferências entre correntes de tráfego.
A intervenção proposta fará com que a atual rotunda desnivelada deixe de funcionar como tal, no seu quadrante sul, o que limitará o acesso a nascente para o tráfego proveniente do Lugar de Cabanas, que não poderá aceder ao futuro viaduto. Para contornar esta limitação, será criado um pequeno acesso à EN101.
De acordo com o Estudo de Tráfego, o Nó de Infias regista um número de veículos diários de 110 mil veículos.
Com a requalificação daquele troço, o atraso total, de todos os veículos que circulam nas vias envolvidas, passará de cerca de 374 horas em 2021, para cerca de 76 horas em 2043, na hora de ponta da manhã, e de 507 horas (2021) para 27 horas (2043), na hora de ponta da tarde.
