Governo estuda reforço do apoio para alojamento a universitários bolseiros

O secretário de estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, disse esta quinta-feira, na UMinho, que o Governo está a ponderar, através do Orçamento de Estado, o reforço financeiro de apoios aos alunos carenciados deslocados, respondendo aos sucessivos apelos das académicas que denunciam preços “exorbitantes” no arrendamento de quartos em diferentes pontos do país, nomeadamente Braga e Guimarães.
A UMinho é mais uma das instituições de ensino superior com uma escassa oferta de quartos em residências universitárias e o reforço financeiro do ano anterior para alunos bolseiros deslocados mostrou-se “insuficiente” em várias cidades. Com projetos de novas residências universitárias a um ou dois anos da sua conclusão, os estudantes minhotos alertam para o risco de abandono escolar, caso o cenário não se altere proximamente. Questionado, na emissão especial da RUM, sobre a possibilidade de reforço de financiamento via Orçamento de Estado 2024, o governante começou por referir que o governo reforçou entre 17% e 19% o complemento de apoio ao estudante carenciado deslocado, no ano passado, mas reconheceuque “para algumas localizações não será suficiente”, daí que o governo esteja agora “a estudar a possibilidade de reforçar ainda mais”.
Pedro Nuno Teixeira referiu também que os processos tendo em vista a construção de novas residências universitárias, a maioria via PRR, estão “encaminhados” e que é cedo para falar de mais residências universitárias para além das que já estão aprovadas.
“Se houver oportunidades para reforçar ainda mais este pacote, certamente que aproveitaremos, mas não queríamos falar já de mais camas, de outros projetos. Não nos podemos distrair da concretização deste investimento. Podendo não ser suficiente para todos os estudantes deslocados, isso vai mudar muito a vida de estudantes bolseiros e não bolseiros. Termos mais capacidade nas residências vai também ter um efeito de regulação e de acalmia nos preços do mercado”, antecipa.
Recorde-se que o secretário de estado do Ensino Superior esteve esta quinta-feira à tarde no campus de Azurém, em Guimarães, na sessão de boas-vindas aos novos alunos da UMinho.
